Área de Concentração
Mestrado
CIENCIAS SOCIAIS: CULTURA, DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTOS
Linhas Pesquisa :
› IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL
CIENCIAS SOCIAIS: CULTURA, DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTOS- Nesta linha desenvolvem-se pesquisas em torno da configuração das identidades sociais e na relação entre estas e a cultura, espaço simbólico de representações e disputas por poder, privilegiando abordagens etnográficas, sociológicas e/ou históricas.
› DESIGUALDADES SOCIAIS E POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
CIENCIAS SOCIAIS: CULTURA, DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTOS- Nesta linha encontram-se projetos que examinam as desigualdades sociais, as políticas de desenvolvimento regional, reflexões sobre a gênese do Estado e aspectos relativos a atores e conflitos, nos processos de industrialização e modernização.
CULTURA, DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTO
Linhas Pesquisa :
› IDENTIDADE, DIVERSIDADE E CULTURA
CULTURA, DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTO- Abarca propostas de trabalho que tomam o tema das desigualdades a partir da relação entre diversidade e cultura, entendida como: 1) modos de vida e, assim, dinâmicas de conformação de identidades/diferenças e relações intra e entre grupos; 2) e como ex- pressões culturais ligadas a sistemas simbólicos que articulam agentes e instituições em relações de sociabilidade e poder. A linha é estruturada a partir de dois eixos temáticos: A) Raç a, Gênero e Sexualidade: Reúne pesquisas que abordam a interseção entre raça, gênero e sexualidade, bem como sua possível conexão com outras categorias de articulação (como classe, idade, etnia, geração etc.). Partindo dessa proposta teó- rico-metodológica, este eixo contempla estudos que analisam a produção de sujei- tos e identidades focalizando seu caráter contrastivo e situacional, assim como formas de sociabilidade, desejos, erotismos e estratégias de agenciamento em di- ferentes contextos sociais. B) So- ciabilidades e Sistemas Simbólicos: Aglutina pesquisas voltadas a redes de agen- tes, grupos e instituições em investigações que têm como ponto de partida trajetó- rias de agentes, sociabilidades, dinâmicas e práticas culturais ligadas a sistemas simbólicos (arte/cultura, religião, ciência…), seja centrando em seu funcionamen- to interno, seja em sua possível relação com outros campos/esferas, a exemplo da economia e da política, em diferentes escalas (da local à transnacional), problema- tizando os variados vetores que fundamentam as afinidades e tensões estabeleci- das na análise das redes de interdependência envolvidas.
› DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
CULTURA, DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTO- Énvolve trabalhos qúe tematizem as desigúaldades a partir da qúestaã o do desenvolvimento, procúrando analisar as relaçoã es entre as esferas cúltúrais, políúticas e econoê micas. Desse modo, a atúaçaã o dos grúpos, categorias, classes e fraçoã es de classe constitúi o percúrso principal para a compreensaã o dos processos de desenvolvimento, assúmindo-se úm olhar críútico sobre as perspectivas ideoloú gicas dos agentes sociais envolvidos nas dispútas políúticas em torno de diferentes projetos de sociedade. A linha estaú estrútúrada em dois eixos, ambos relacionados com o estúdo das desigúaldades e estrútúras de estratificaçaã o social: A) Desenvolvimento e Desigualdades Sociais: Incorpora pesquisas que abordam as dimensões econômicas dos processos de desenvolvimento como parte integrante das relações políticas, sociais e culturais. O desenvolvimento será visto criticamente como um conceito normativo, cuja análise sociológica perpassa a análise das desigualdades entre grupos, classes e frações de classe e demais categorias que constituem a sociedade. Serão tratados temas que dizem respeito à dinâmica das classes sociais no campo e na cidade, mudanças sociais e políticas, desigualdades em educação, estruturas históricas de estratificação social e processos socioeconômicos locais, regionais, nacionais e internacionais. B) Políticas Públicas e Relações de Poder: Acolhe projetos que busquem aprofundar questões relacionadas às múltiplas dimensões de política (politic), das políticas públicas (policy) e do desenvolvimento, envolvendo análises sobre o Estado e outros atores públicos e privados em torno das desigualdades sociais e territoriais. São tratados temas voltados às relações de poder, instituições públicas, participação e controle social, sistemas de proteção social, pobreza e exclusão social, questões urbanas e rurais, de educação, dentre outros.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2020 - UFRB - app2.intranet.ufrb.edu.br.srv2inst1