Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRB

2021
Descrição
  • ADAGILSON SILVA SENA
  • Método Geométrico para Resolução de Problemas de Otimização em 3D e o Uso do Geogebra

  • Orientador : ADSON MOTA ROCHA
  • Data: 30/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação é apresentada uma proposta de resolução de problemas de otimização linear através do método geométrico com a utilização do geogebra. Buscamos fazer uma fundamentação teórica inicialmente para disseminar a importância do tema, apresentando tópicos de otimização linear e mostrando características da formulação matemática e teoremas que fundamentam o método geométrico, procurando soluções em regiões factíveis. O software geogebra vem facilitar a visualização geométrica e ser aliado no propósiito de despertar o caráter investigativo e desafiador através da resolução de problemas. Por fim, é feita uma sequência de resolução e discussão passo a passo de problemas propostos.

  • ALINE DE OLIVEIRA MOREIRA
  • UM ESTUDO SOBRE REGRESSÃO LINEAR E REGRESSÃO LOGÍSTICA

  • Orientador : JULIANNA PINELE SANTOS PORTO
  • Data: 16/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho é apresentada a fundamentação teórica sobre os assuntos de regressão linear e regressão logística, conceitos que formam a base para compreensão dos processos usados em aprendizado de máquina, campo da ciência muito explorado na atualidade. Em regressão linear busca-se ajustar em uma reta dados quantitativos disponíveis, e através do modelo obtido com tal ajuste fazer previsões futuras ou estimar valores para novas situações de interesse. Em regressão logística busca-se desenvolver um modelo através do qual seja possível classificar os dados disponíveis, e através do modelo obtido com tal ajuste fazer previsões futuras ou estimar valores para novas situações. Serão apresentados os procedimentos operacionais para o desenvolvimento de modelos de regressão linear simples e de regressão logística simples, bem como as bases estatísticas para sua construção e validação. Este trabalho serve de fonte bibliográfica para professores do ensino médio que queiram aprender e aplicar em sala de aula os conceitos aqui desenvolvidos. Ainda é apresentada uma sequência didática em que se propõe a aplicação de conceitos de regressão linear.

  • IVANA DE CARVALHO ROCHA
  • Situações Desencadeadoras de Aprendizagem para o ensino de Trigonometria

  • Orientador : KATIA SILENE FERREIRA LIMA ROCHA
  • Data: 05/08/2021
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho tem como objetivo propor situações desencadeadoras de aprendizagem para o ensino de trigonometria para os estudantes do 2o ano do ensino médio. O trabalho está fundamentado pelos documentos normativos da educação e pela Teoria Histórico Cultural. A partir dessa teoria os estudantes serão conduzidos a construir seus próprios conhecimentos onde o trabalho em sala de aula se constitui na criação de situações onde o movimento das ideias, a criação de conceitos e a participação de professor e estudantes, aconteçam de maneira efetiva. O resultado esperado é que a partir do desenvolvimento de alguns conceitos da trigonometria os estudantes consigam visualizar a necessidade da criação da trigonometria, contextualizar os conteúdos e aplica-los no cotidiano.

  • ASTROGILDO BORGES NOGUEIRA NETO
  • Contribuições da matemática financeira e da educação financeira para jovens que vão entrar no mercado de trabalho

  • Data: 16/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, trataremos a respeito das contribuições da Matemática Financeira e da Educação Financeira para alunos da terceira série do Ensino Médio, fazendo uma conexão dos conteúdos matemáticos às experiências financeiras cotidianas desses educandos, que logo ingressarão no mercado de trabalho. Nessa vertente, o estudante precisa ter dois pré-requisitos que sistematizem essa relação de ensino-aprendizagem: o conhecimento matemático, no qual precisa ter uma maior interação com o contexto em que vivem esses jovens, e o conhecimento financeiro onde se supõe que eles irão adquirir significações e real existência no mundo. A aplicação desses conhecimentos é a forma de avaliarmos sua utilidade, sua eficácia e eficiência no processo de prática e raciocínio. Os objetivos deste estudo são: fazer o jovem compreender os cálculos matemáticos do seu futuro holerite; saber fazer o orçamento familiar e entender o seus benefícios, evitando endividamento e mantendo a sua saúde financeira; calcular parcelas do cartão de crédito; saber qual a melhor opção em comprar a prazo ou à vista; usar a calculadora HP 12C para facilitar os cálculos percentuais; ter noção do que é consumo x consumismo (mudança de comportamento) e conhecer as principais características dos investimentos de baixo risco disponíveis no mercado financeiro. Este trabalho é uma proposta de Sequências Didáticas, as quais serão instrumentos pedagógicos para facilitar a produção de conhecimentos em sala de aula. Trata-se de uma estratégia de ensino que permita melhorar os níveis de compreensão a respeito da Matemática Financeira, buscando instigar esses educandos a trazerem as suas vivências, e das suas famílias, para sala de aula, conectando o que eles já conhecem sobre dinheiro com conhecimento formal da Matemática, provocando-os a despertarem para tomadas de decisões financeiras mais conscientes.

  • ANDRE RICARDO DE OLIVEIRA ROSA
  • A Fatoração LU de uma Matriz

  • Orientador : DANILO DE JESUS FERREIRA
  • Data: 16/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como foco principal, a fatoração LU. Mas para termos um bom entendimento nesse tema, vamos abordar tambem os conceitos de matrizes, operações elementares e escalonamento. Com esses pré-requisitos, veremos que a fatoração LU é uma aplicação de uma série de operações elementares à matriz identidade In. Veremos tambem algumas aplicações dos conceitos acima, como por exemplo, fatoração LU sem transposição de linhas, a resolução de sistemas lineares pela fatoração LU, matriz de permutação e o procedimento para o cálculo da inversa de uma matriz.

  • ANGELA MARIA SCHRAMM DE AZEVEDO
  • Resolução de problemas como estratégia para a aprendizagem de função exponencial

  • Data: 15/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho aborda a resolução de problemas nas aulas de Matemática e em particular o conteúdo  programático função exponencial. Há muito tempo, essa metodologia é vista como um possível caminho para se ter uma aprendizagem significativa. Faremos uma apresentação sobre a operação potenciação nas suas mais diversas particularidades e a caracterização da função exponencial, sugerindo a metodologia de resolução de problemas como estratégia de aprendizagem significativa para o estudo dessa última.

  • MISAEL OLIVEIRA DA SILVA
  • Operacionalização do Soroban no Cálculo de Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum

  • Data: 15/04/2021
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho,  é apresentada uma proposta do uso da tecnologia de cálculo, o Soroban, como ferramenta estratégica para o ensino teórico-técnico de aritmética, em especial os conceitos e cálculos do máximo divisor comum (MDC) e mínimo múltiplo comum (MMC) de dois ou mais números inteiros, a ser aplicado no 7º ano do ensino fundamental, da Educação Básica. Ainda na proposta,  é sistematizado por um conjunto de situações-problemas com uma análise praxeológica, que define o saber-fazer, buscando fornecer descrições e explicações da prática de ensino.

2020
Descrição
  • LUCIANA SEDRAZ SILVA
  • Sala de Aula Invertida usando o Google Sala de Aula: uma aplicação no ensino de divisibilidade dos números naturais.

  • Data: 11/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • A Metodologia Sala de Aula Invertida, sugere ao estudante que adquira boa parte do conhecimento
    com mais autonomia através do ambiente virtual e em ambiente presencial realize discussões,
    exercícios dinâmicos, resolução de problemas entre outras ações. Neste contexto, foi realizada
    uma pesquisa com estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, do Colégio
    Estadual João Cardoso dos Santos, no município de Valença na Bahia, empregando essa proposta
    metodológica tendo como suporte a utilização da ferramenta Google Sala de Aula, no estudo de
    Divisibilidade dos Números Naturais. Essa dissertação visa apresentar a análise da experiência
    promovida na turma citada. A pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os
    resultados sinalizaram que a metodologia colaborativa associada ao uso da ferramenta Google
    Sala de Aula contribuiu para interação e protagonismo dos estudantes no processo de construção
    do conhecimento.

  • OSVANIL ROQUE DE PAULA JUNIOR
  • O número de Euler e suas aplicações

  • Orientador : ANDERSON REIS DA CRUZ
  • Data: 11/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • As razões desse trabalho estão pautadas nas diversas aplicabilidades que o número
    de Euler passou a ter com o desenvolvimento dos estudos do cálculo de limites de

    funções e aos diversos usos em outros ramos de conhecimentos, como na física, na bio-
    logia, na química e até mesmo na geografia. Pelo que se tem de relato, o mais provável

    que o uso desse número tem suas origens veiculadas no estudo dos logaritmos, com

    John Napier (1550-1617), e juros compostos, assuntos inseridos na vida dos estudan-
    tes ainda no ensino médio e fundamental, respectivamente. As curvas de crescimento

    populacional, que ajuda a prever quanto as tendências de crescimento de uma deter-
    minada população, são exemplos de aplicações do número de Euler na geografia. Este

    trabalho está organizado em: Um resumo histórico da vivência acadêmica de Euler,
    um histórico sobre a criação do número atribuído a ele, algumas das suas definições
    e as diversas formas algébricas que ele se apresenta, suas aplicações em outras áreas
    de conhecimento além da matemática e uma sequência didática, mostrando como esse
    estudo poderia ser inserido na vida dos alunos do ensino básico.

  • ANTONIA MARIA DOS SANTOS MARQUES BARBUDA
  • Uso de tecnologias digitais como ferramentas de apoio ao ensino da geometria analítica.

  • Data: 09/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre o uso de tecnologias digitais como
    ferramentas de apoio ao ensino da Geometria Analítica, além de apresentar atividades
    relacionadas a este conteúdo. Para isso fizemos um levantamento bibliográfico e trouxemos
    reflexões a partir da minha prática profissional. Baseado na experiência em sala de aula,
    nota-se a dificuldade dos alunos para assimilarem os conteúdos matemáticos e isso reflete
    no baixo nível de proficiência nas avaliações nacionais. Neste trabalho, utilizamos algumas
    ferramentas digitais, com o intuito de melhorar o nível de aprendizagem dos discentes na
    disciplina Matemática. Trazemos uma sugestão de utilização de tecnologias digitais com o
    intuito de tornar as aulas de Matemática mais atrativas para os discentes, despertando o
    interesse para o estudo e visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Salientamos
    que o uso de tecnologias requer que os docentes realizem cursos de capacitação, para que
    estes usem corretamente as ferramentas existentes. A utilização de plataformas educa-
    cionais contribuem para implantação do ensino híbrido, tão importante na atualidade.
    Utilizamos nesse trabalho a plataforma Google Classroom para criação de uma sala de
    aula virtual que servirá de suporte às aulas presenciais. Além disso, apresentamos algumas
    Sequências Didáticas como sugestão para auxiliar professores que tenham interesse em
    utilizar essas ferramentas como suporte ao ensino da Geometria Analítica.

  • MARIA DA CONCEIÇÃO CERQUEIRA ARAGÃO DE OLIVEIRA
  • Aprendizagem significativa: utilização de materiais didáticos manipuláveis para a aprendizagem de geometria espacial.

  • Data: 07/12/2020
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo a partir da aplicação de três questionários
    durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre o estudo da Geometria Espacial,
    composta por atividades que objetivam desenvolver uma educação visual adequada e desenvolver
    o raciocínio ativado pela visualização. Configurando-se em uma pesquisa aplicada, de caráter
    qualitativo, neste trabalho buscou-se verificar se a utilização dos materiais didáticos manipuláveis
    estimula o aluno a adquirir a habilidade de visualização dos elementos geométricos e se torna
    a aprendizagem significativa. Assim, foi elaborada uma Sequência Didática com base nas
    Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular
    (BNCC), com atividades embasadas em duas teorias construtivistas da aprendizagem. Em
    seguida, analisou-se a aplicação da Sequência Didática com os alunos de uma turma do 2 º Ano
    do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), em Feira
    de Santana, Bahia. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a construção de sólidos
    geométricos pelos alunos proporcionou a visualização dos elementos geométricos e permitiu que
    osalunos,atravésdomanuseiodosmesmos,construíssemseupróprioconhecimento,favorecendo
    a aplicação prática dos conceitos geométricos na resolução de problemas, estimulando assim
    uma aprendizagem significativa. Também foi feita uma análise da percepção e da representação
    dos alunos sobre a Matemática e a Geometria, a inter-relação entre ambas e suas aplicações no
    cotidiano. Neste sentido, observou-se que os alunos têm dificuldade de reconhecer a Geometria
    como parte da Matemática. Conclui-se que é necessário rever como a Geometria tem sido
    ensinada, e que é fundamental que se adotem metodologias adequadas em seu ensino.

2019
Descrição
  • LEANDRO SODRE BARRETO
  • Objeto Virtual de Aprendizagem para o ensino de ciências: m-Labs

  • Data: 13/12/2019
  • Mostrar Resumo
  • As tecnologias digitais constituem uma importante ferramenta de auxílio à aprendizagem nos espaços de educativos contemporâneos o que requer o densenvolvimento de objetos de aprendizagem que façam uso destas tecnologias. Entender os mecanismos de constituição e como o ser humano percebe os territórios de aprendizagem norteiam o desenvolvimento de um ambiente propício, rico e complexo de troca de experiências didáticas que potencializam a formação educacional atual. Apropriar dos mecanismo de aprendizagem significativa propiciam a capacidade diático de entendimento fenomenológico e de realização da metodologia científica do ensino de ciências, especialmente utilizando dos sensores embarcados nos aparelhos que integram e caracterizam o m-learning. Os sensores embarcados nos smartphones, atuais plataformas dos experimentos didáticos e aplicações cotidianas. Nesta perspectiva, este trabalho desenvolveu códigos computacionais, roteiros experimentais, embarcou sensores externamente e prototipou circuitos adaptados para a realização de meidas físicas de grandezas e propriedades das principais grandes áreas da física: Mecânica, Termologia, Eletromagnetismo e Ótica. Forma realizadas experiências didáticas nos Laboratórios de Físcia em Institutos Federais e Universidades Públicas para validação da utilização dos m-Labs.

  • UBIRACI PIMENTA DE ARAUJO
  • Contagem de Figuras: Resgatando a simplicidade e a beleza do pensamento matemático

  • Orientador : LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA SILVA
  • Data: 12/11/2019
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, o tema contagem de figuras foi desenvolvido, especificamente, em

     situações envolvendo contagem de pontos, segmentos, caminhos e regiões representadas

     por figuras planas. Uma diversidade de contextos que exploram o tema oportunizaram o

     uso de conteúdos da Matemática encontrados na Álgebra, Aritmética e Geometria. Alguns métodos de contagem foram apresentados com o intuito de aprimorar estratégias,

     capacidade de observação, velocidade de raciocínio e precisão no processo de contagem. Durante todo o trabalho, houve o cuidado em apresentar problemas cujas figuras despertassem necessidade e curiosidade em contar. A maior parte desses problemas foi retirada

     dos livros Elementary Combinatorial Geometry, de Andrász Szilár, professor assistente na

     Universidade BabesBolyai de Cluj Napoca, Romênia e do livro Conteo de Figuras Recorridos Eulerianos, que faz parte da coleção RazonamientosMatemático, de Adolfo Povis

     Vega. Há também, nesse estudo, questões provenientes das provas do exame de acesso

     ao PROFMAT, o ENA, cuja abordagem compara as soluções oficiais com as técnicas e

     métodos que são tema dessa escrita, com objetivo de ampliar o repertório dos estudantes

     na resolução de problemas. Em seguida, uma sequência didática foi apresentada como

     proposta de introdução ao estudo da Progressão Aritmética e da Análise Combinatória

     planejando, através de práticas docentes, resgatar a simplicidade e a beleza do pensamento

     matemático.

  • WILSON TEIXEIRA VIEIRA FILHO
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DO MATERIAL DA ENEF TENDO COMO FERRAMENTA O GEOGEBRA

  • Data: 26/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Considerando a importância da Educação Financeira no Ensino Básico e como ela pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e autônomos de sua vida financeira, neste trabalho é analisado a adoção do material da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) como material para lecionar temáticas voltadas à Matemática Financeira. É proposto para os professores do ensino médio a resolução de atividades dos livros da ENEF com a utilização do software GeoGebra, visando facilitar a compreensão das situações-problema propostas e explorar outros aspectos não abordados nos livros. Assim, os alunos não apenas comparam os resultados obtidos com o aplicativo e aquele fornecido pelo livro, como também, fazem uma análise mais aprofundada de cada atividade proposta utilizando gráficos e tabelas para observação do comportamento devido às mudanças de variáveis. Como resultado central temos a adequação do material da ENEF ao desenvolvimento das habilidades envolvidas nas competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Matemática e suas Tecnologias através das atividades propostas.

  • RAMON DA SILVA NEIVA
  • O Ensino da Matemática e as Novas Tecnologias Digitais: A Aprendizagem das Funções Trigonométricas com o Auxílio do Aplicativo Photomath.

  • Data: 26/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo se propôs a analisar a contribuição que o aplicativo Photomathpode trazer para o ensino-aprendizagem da Matemática, em especial, das Funções Trigonométricas. As conclusões aqui apresentadas resultam das análises desenvolvidas a partir da intervenção prática realizada e dos questionários respondidos pelos estudantes, pelo meio dos quais foi possível concluir que o aplicativo digital educacional, Photomath, deve ser empregado como uma ferramenta para auxiliar e complementar o processo de ensino, integrando uma estratégia pedagógica mais ampla, planejada e estruturada, o que certamente resultará em uma prática não só relevante, mas também necessária nos dias atuais. 

  • FABRICIA DA CONCEIÇÃO LISBOA DA SILVA
  • Uma Caracterização das Frações Contínuas Periódicas

  • Data: 25/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo apresentar a teoria das Frações Contínuas caracterizando as frações contínuas periódicas. Para tanto, são apresentados alguns conceitos básicos tais como Divisibilidade, Máximo Divisor Comum e Algoritmo da Divisão Euclidiana, os quais são importantes para a compreensão da teoria. A discussão é centralizada no estudo das frações contínuas finitas e infinitas relacionando-as com os números racionais e irracionais, respectivamente. Além disso, é apresentado algumas aplicações do tema. 

  • JOSE GERALDO PANISSET GRANDI
  • Tópicos motivacionais para o Ensino Médio

  • Data: 25/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho teve como principal objetivo trazer associação entre conteúdos distintos, visto que em muitas vezes parecem estar desassociados. Isso possibilita ao aluno produzir um significado maior, fazendo com que o mesmo sempre esteja motivado a rever todos os tópicos matemáticos. Em algumas situações o estudo da disciplina pode se tornar um pouco árduo. Podemos mostrar como é importante ver o mesmo exercício/conteúdo de diferentes pontos de vista, usando soluções diferentes para chegar a uma conclusão, mostrar ao aluno como é importante tentar resolver o mesmo exercício usando ideias/conceitos diferentes, pois assim ele mesmo poderá tirar suas próprias conclusões. Relacionamos funções para dedução de fórmulas da geometria plana/espacial, apresentamos alguns exercícios e ideias de aplicação para melhorar a compreensão dos alunos sobre logaritmos, trabalhamos a geometria analítica revisando a geometria plana e construções geométricas e utilizamos matrizes para a resolução de alguns exercícios. Relacionando todos esses tópicos podemos mostrar ao aluno a técnica de reconstrução algébrica, que é o algoritmo de uma máquina de tomografia computadorizada. Utilizamos essa técnica de dois modos diferentes para o leitor perceber que em algumas situações uma abordagem matricial é mais eficiente que a abordagem analítica. 

  • OTAVIO AUGUSTO RODRIGUES MELO
  • Cadeias de Markov no Ensino Médio

  • Data: 25/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, estudaremos as Cadeias de Markov Homogêneas com o conjunto

    de estados discreto. Desta forma, pretende-se discutir os principais conceitos dessa teoria

    no ensino médio da educação básica. Visto que, é possével aprofundar os conteúdos de

    Probabilidade e Matrizes e suas aplicações como em uma Cadeia de Markov. Além disso,

    possibilita a contextualização destes tópicos e interdisciplinaridade com outras disciplinas

    desta etapa de ensino. No final, apresentaremos uma proposta de sequência didática para

    o professor fazer uso em sala de aula, com o auxílio do software matemático MAXIMA,

    contribuindo para uma melhor formação dos estudantes.

  • RODRIGO AUGUSTO SANTOS SILVA
  • Um estudo sobre o triângulo retângulo: suas propriedades e aplicações na perspectiva da BNCC

  • Data: 25/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho faz uma ampla revisão da geometria relacionada ao Triângulo Retângulo destacando as suas contribuições para o desenvolvimento matemático do aluno no Ensino Básico. Para isso, explora algumas de suas propriedades fazendo aplicações que apresentam resultados curiosos, objetivos e sempre úteis no estudo da Matemática. Além disso, enfatiza as demonstrações como recurso importante de entendimento e justificativa, apresenta estratégias para resolução de problemas de aplicação, e propõe uma sequência didática provando as relações métricas do Triângulo Retângulo, entre elas o Teorema de Pitágoras, utilizando a semelhança de triângulos. A perspectiva é fixar aprendizagem considerando o desenvolvimento das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Matemática e suas Tecnologias e auxiliar estudos de professores e alunos sobre o tema. 

  • JORGE SERVA DE ARAUJO JUNIOR
  • Aplicações de Funções Afim, Quadrática, Exponencial e Logarítmica em Questões Contextualizadas

  • Data: 25/07/2019
  • Mostrar Resumo
  • A abordagem acerca das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica nos livros didáticos da educação básica prioriza os seus aspectos formais e exercícios com aplicação direta de fórmulas, sem ter a preocupação de contextualizar os conteúdos. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar a contextualização dos referidos conteúdos, trazendo sequências didáticas com essas contextualizações. Para dar fundamento às sequências didáticas propostas, foram apresentados os principais conceitos, definições, teoremas, lemas, propriedades e aplicações das funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Como principal resultado, este estudo apresenta uma gama de possibilidades de contextualizações que pode facilmente ser trabalhada no 1º ano do Ensino Médio.

2018
Descrição
  • DILMARA MAURICIO DO CARMO
  • Uma Proposta Didática do Uso de um Método Iterativo para Resolução de Equações Polinomiais no Ensino Médio

  • Data: 25/07/2018
  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação é apresentada uma proposta de atividade para resolução de equações polinomiais com grau maior que dois utilizando um método iterativo. Propomos que esta atividade seja realizada durante o ensino dos conteúdos de funções polinomiais no ensino médio. Neste sentido, buscamos apresentar uma fundamentação matemática á justiçar o uso dos métodos iterativos, assim, iniciamos este trabalho com a apresentação de alguns conceitos sobre polinômios e a resolução de equações algébricas, em especial, as equações polinomiais de primeiro, segundo e terceiro graus e, posteriormente, alguns métodos iterativos para determinar zeros de equações algébricas, entre eles, o Método da Bisseção, o de Regula Falsi e o da Secante. O nosso propósito é despertar o processo de investigação usando o método de resolução de problemas no ensino médio, aliado a utilização dos recursos computacionais seja por softwares matemáticos ou aplicativos de celulares na visualização de alguns resultados de forma a contribuir para o desenvolvimento lógico-matemático e o pensar crítico do discente. Por fim, relatamos uma experiência prática da utilização desta sequência didática.

  • MARCOS NASCIMENTO SANCHES
  • Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs): Uma proposta de intervenção na aprendizagem com o auxílio do programa Socrative

  • Data: 01/02/2018
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento desse trabalho tem o objetivo de servir de orientação aos docentes que desejam utilizar em suas aulas uma aprendizagem dinâmica no ensino de matrizes e sistemas de equações lineares utilizando recursos de avaliação instantâneas verificadas por meio do software Socrative. Além de todo referencial teórico, a dissertação apresenta um trabalho desenvolvido em sala de aula mostrando que é possível descobrir uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Matemática mais participativas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática. A proposta de intervenção possibilitou verificar que a associação entre o software Socrative e uma metodologia ativa de ensino, além de dinamizar a sala de aula, permite ao docente tomar decisões guiado pelos resultados das avaliações instantâneas. Transformando assim mais dinâmica a mediação no andamento das atividades.

  • ROSILÂNDIA DA PAIXÃO GOMES
  • UMA PROPOSTA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM O AUXILIO DO SOFTWARE SOCRATIVE NO ENSINO DA MATEMATICA

  • Data: 04/01/2018
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino associada ao uso de metodologias ativas com auxílio de tecnologias educacionais, nesse caso, o software Socrative, diante de um conteúdo da matemática, a saber, Polinômios. Além do referencial teórico a dissertação apresenta uma experiência em sala de aula destinada ao curso do terceiro ano do Ensino Médio, utilizando o software Socrative como recurso de avaliação instantânea. Essa experiência além de tornar a aula mais dinâmica, possibilita que o docente intervenha no andamento das atividades e acompanhe de forma direta o aprendizado do aluno mediante os resultados das avaliações instantâneas.

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2022 - UFRB - app2.intranet.ufrb.edu.br.srv2inst1