Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA VALVERDE SANTOS

DISCENTE: ANA CLAUDIA VALVERDE SANTOS
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Sala 04 Pavilhão II CETENS

ECOLOGIA DOS SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA UM NOVO OLHAR SOBRE CIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO, EM ARACI-BAHIA

Saberes tradicionais; Saberes científicos; Ensino de ciência; Ecologia dos saberes

ÁREA: Educação

A análise da Educação brasileira, no que tange aos sujeitos do campo, permite perceber que durante um longo tempo não tiveram acesso a um projeto que contemplasse as suas múltiplas realidades. Historicamente, só com as organizações e movimentos sociais reivindicando, é que o Brasil começou a construir, junto com essas entidades, um projeto de Educação que os contemplasse. No entanto, o estabelecimento de marcos legais, mesmo sendo um grande avanço na constituição de um projeto de educação contextualizado, não garante por si só a percepção de que o campo pode ser produtor de seu próprio conhecimento e que os saberes produzidos por seus diferentes atores podem ser válidos no âmbito de suas vivências. Assim, o objetivo central que norteia a pesquisa é:  investigar como se dá a relação de respeito e autonomia entre saberes tradicionais e científicos no ensino fundamental II em uma escola do campo, no município de Araci – BA, para tanto traçou-se os objetivos específicos: Conhecer qual a visão predominante no ensino da Ciência na escola (professores e estudantes); Compreender quais os desafios que emergem no ensino de Ciência ligados a relação saber científico/tradicional no ensino fundamental II; Perceber como a relação homem-natureza é construída na escola; Realizar uma intervenção pedagógica que contribua para uma educação científica contextualizada com o campo. Este trabalho, caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo e se insere no âmbito das pesquisas participantes. Os instrumentos utilizados serão: a revisão bibliográfica; coleta de dados por meio do uso de entrevistas semiestruturadas com professores de Ciência e Geografia, e aplicação de questionário com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II, tendo os participantes e responsáveis assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Termo de Assentimento, aceitando participar da pesquisa. A análise dos dados coletados, será feita através da análise do discurso levando-se em conta os pressupostos de Backtin. Espera-se com os resultados, contribuir para o debate da importância do ensino das ciências na construção do que estudiosos, como Boaventura de Sousa Santos, têm chamado de ecologia dos saberes, na perspectiva de uma visão de Ciência que abarque os saberes tradicionais, historicamente silenciados pela atividade científica moderna.

Interno - 2130358 - ANA PAULA INACIO DIORIO
Presidente - 1568979 - FREDERIK MOREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JANEIDE B. SANTOS - UNEB
Notícia cadastrada em: 18/12/2019 15:08