Banca de QUALIFICAÇÃO: DELMA DOS SANTOS SILVA PEREIRA

DISCENTE: DELMA DOS SANTOS SILVA PEREIRA
DATA: 05/12/2019
LOCAL: CETENS

Ensino Colaborativo com Base no Desenho Universal Para a Aprendizagem: percepção de professores sobre o processo de aprendizagem em classes comuns

Ensino Colaborativo. Desenho Universal para a Aprendizagem. Práticas inclusivas. Aprendizagem.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A inclusão escolar de estudantes com deficiência tem gerado inquietações no sistema educacional, a rever fundamentos e metodologias dos cursos de formação dos professores estrutura física, concepções, práticas pedagógicas que permitam a aprendizagem desses estudantes.  Entende-se que se faz necessário práticas colaborativas entre os professores da sala comum e o de recursos multifuncionais, buscando contemplar no planejamento os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Assim, o presente trabalho propôs-se investigar como os professores percebem a repercussão do planejamento colaborativo de práticas pedagógicas baseado no DUA no processo de aprendizagem  dos estudantes público alvo da inclusão em classes comuns. Em termos metodológicos optou-se pela pesquisa- ação de cunho qualitativo. No que se refere à discussão teórica, os autores RAWLS(2000); SILVA(2000); ZEICHNER(1992); COSTA(2011); PIMENTEL(2012); MENDES (2006); CAPELLINI(2008); ZERBATO(2014, 2018);  ROSE e MEYER( 2002) são  importantes para discussão do objeto de pesquisa aqui  apresentado.   Os  marcos legais sobre inclusão baseia-se na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (UNESCO,1990);LDBEN (BRASIL,1996); Declaração Salamanca (BRASIL,1997); PNE (2014-2024); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL,2015) . Levando em consideração esses aspectos, cuja produção de dados será baseada na análise documental (planejamento pedagógico), observação(diário de campo) e entrevistas semiestruturadas (inicial e final). O lócus da pesquisa será em uma escola municipal da cidade de Feira de Santana (que tem SRM e alunos com deficiência), tendo como participantes 03 professores da classe comum que tenham estudantes com deficiência nas turmas.  Para análise dos dados, serão utilizados a descrição e análise de conteúdo de Bardin (2011). Neste sentido, as categorias não serão definidas a priori, considerando que as informações serão levantadas nas entrevistas e nas observações. Espera-se que essa pesquisa amplie os conhecimentos da pesquisadora, participantes e de outras pessoas interessadas na discussão sobre inclusão escolar.

Presidente - 1561837 - SUSANA COUTO PIMENTEL
Interno - 1333441 - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES
Externo à Instituição - THERESINHA GUIMARAES MIRANDA - UFBA
Externo à Instituição - ALINE PEREIRA DA SILVA MATOS - NENHUMA