Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILE DO CARMO CONCEIÇÃO SANDES

DISCENTE: JAMILE DO CARMO CONCEIÇÃO SANDES
DATA: 14/05/2020
LOCAL: Apresentação Realizada Remotamente (sem local específico)

DO ACESSO ÀS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS DOS ESTUDANTES QUILOMBOLAS DA UFRB

Palavras-Chave: Quilombolas; Universidades Públicas; Trajetórias.

ÁREA: Sociologia

Este trabalho propõe discorrer sobre a relação entre estudantes quilombolas e o ensino superior público aqui representado pela UFRB. Dividido em dois capítulos, nesse primeiro momento tomamos o Coletivo Quilombola como fonte de análise a partir do olhar da Sociologia Econômica, apresentando as noções de trocas simbólicas e materiais, e sob a ótica da Colonialidade do Poder, matriz de dominação presente nas universidades e que encontra na perspectiva decolonial um forte contraponto. Trazemos, em seguida, os próximos passos da pesquisa, tendo como norte o objetivo de compreender quais capitais os agentes quilombolas têm acesso ao longo da sua trajetória escolar superior e como os mesmos modificam seus habitus, traçando o percurso formativo dos estudantes quilombolas desta instituição.  Os resultados parciais adquiridos até o momento indicam que o vínculo entre os quilombolas e a UFRB é marcado por conflitos, negociações, enfrentamentos e estratégias de existência e resistência neste espaço.

Interno - 931.091.055-00 - MOACIR CARVALHO OLIVEIRA - UNB
Presidente - 2263553 - THAIS JOI MARTINS
Interno - 1673145 - WILSON ROGERIO PENTEADO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/05/2020 09:59