Banca de DEFESA: CHEILA BONATI DO CARMO DE SOUSA

DISCENTE: CHEILA BONATI DO CARMO DE SOUSA
DATA: 30/04/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO PRÉDIO DE SOLOS
OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM Croton heliotropiifolius Kunth E APLICAÇÃO DO EXTRATO NO CULTIVO DO FEIJÃO-CAUPI

Euphorbiaceae, método de ultrassom, Vigna unguiculata

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

Croton heliotropiifolius é uma planta que possui atividades biológicas comprovadas. A espécie é promissora para formulação de fungicida natural, que iniba o crescimento de fungos que prejudicam a produção da cultura do feijão-caupi. Contudo, a cultura é beneficiada pela fixação biológica de nitrogênio (FBN). Sendo indispensável, que o uso de fungicida natural não prejudique a FBN. Objetivou-se no primeiro capítulo determinar as melhores condições para extração de compostos fenólicos de folhas de C. heliotropiifolius. Adotou-se o método de extração assistida por ultrassom. Utilizou-se o planejamento Doehlert para otimizar as variáveis significativas. O método de ultrassom foi eficiente para extração de compostos fenólicos. Conclui-se que, o ultrassom e o planejamento Doehlert foram eficazes para determinar as condições ótimas de extração. No segundo capítulo, objetivou-se verificar o efeito do extrato de C. heliotropiifolious na nodulação e no crescimento de plantas de feijão-caupi. Foram montados quatro ensaios sucessivos. Utilizaram-se diferentes doses do extrato. Como fontes de nitrogênio, houve inoculação das sementes com estirpes de bactérias diazatroficas e adubação com N mineral. A dose de 1 mL do extrato diluído em 75% de água, não afetou a germinação, crescimento e nodulação da cultura. Assim, o extrato diluído em 75% de água, até a dose de 1 mL, poderá ser utilizado em futuros testes para avaliar seu potencial fungicida frente a fungos que acometem a cultura do feijão-caupi.

Externo ao Programa - 2742043 - ANDREIA DA SILVA MAGATON
Presidente - 1551430 - FABIO DE SOUZA DIAS
Interno - 1552735 - FRANCELI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/04/2020 13:05