Banca de DEFESA: ERANE LEMOS PITON NEIVA

DISCENTE: ERANE LEMOS PITON NEIVA
DATA: 17/06/2020
LOCAL: Videoconferência (Google Meet): meet.google.com/rwy-bhhy-uhu

1. EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO REUNI NO CCS/UFRB; 2. ANÁLISE DOS EFEITOS DO REUNI NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DOS CURSOS ORIGINAIS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRB.

1. Acesso; Permanência; Taxa de Diplomação de Curso.; 2.  Educação superior; universidades federais; coordenação de curso.

ÁREA: Ciência Política

1. O presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na expansão de vagas e cursos e na taxa de diplomação dos discentes ingressantes nos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no período de 2008 a 2012. A natureza da pesquisa é descritiva, bibliográfica e documental. Constatou-se que, apesar das intercorrências que surgiram ou foram visualizadas na fase de implantação do programa REUNI no CCS/UFRB, devido à inadequação da estrutura física e de recursos humanos no âmbito desse Centro de Ensino e das limitações da estrutura do município de Santo Antônio de Jesus para atendimento da demanda de cursos na área de Saúde, a adesão ao programa REUNI propiciou a criação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, o aumento de vagas e a captação de recursos para ampliar a assistência estudantil no CCS/UFRB. Assim, o CCS/UFRB cumpriu parcialmente as metas para criação de cursos e vagas e a meta de elevar a taxa de conclusão dos discentes nos cursos de graduação.; 2. Na primeira metade dos anos 2000, pode-se afirmar que dentre as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso à educação superior, a que assumiu maior destaque foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Assim, a partir da percepção dos ex-coordenadores dos cursos originais (Enfermagem, Nutrição e Psicologia) de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), este estudo buscou analisar os efeitos do REUNI para a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação da área de saúde ofertados pela instituição. A abordagem utilizada foi de cunho qualitativo e o método de pesquisa empregado foi o estudo de caso. A temática também foi tratada a partir de levantamento bibliográfico e coleta de dados, que foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a cinco coordenadores dos cursos originais do CCS/UFRB, portanto, servidores docentes que vivenciaram diretamente o período de execução do REUNI. A análise e interpretação dos dados deu-se por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados deste trabalho revelam que, na percepção dos coordenadores dos cursos originais do CCS/UFRB, as metas pactuadas entre a UFRB e o Ministério da Educação e o REUNI foram cumpridas parcialmente, com destaque para a ampliação de vagas nos cursos, a melhoria parcial da infraestrutura física, o aumento no número de servidores docentes e servidores técnico-administrativos, além de provocar uma discussão sobre a estrutura curricular e induzir a mudança do modelo formativo do Centro, no período pós-REUNI.

Presidente - 1475511 - ALEXANDRE AMERICO ALMASSY JUNIOR
Interno - 1844377 - LYS MARIA VINHAES DANTAS
Notícia cadastrada em: 04/06/2020 11:12
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2020 - UFRB - app4.srv4inst1