Banca de DEFESA: ASTROGILDO BORGES NOGUEIRA NETO

DISCENTE: ASTROGILDO BORGES NOGUEIRA NETO
DATA: 16/04/2021
LOCAL: Google Meet

Contribuições da matemática financeira e da educação financeira para jovens que vão entrar no mercado de trabalho

Matemática Financeira. Educação Financeira. Orçamento financeiro. Endividamento. Saúde Financeira.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho, trataremos a respeito das contribuições da Matemática Financeira e da Educação Financeira para alunos da terceira série do Ensino Médio, fazendo uma conexão dos conteúdos matemáticos às experiências financeiras cotidianas desses educandos, que logo ingressarão no mercado de trabalho. Nessa vertente, o estudante precisa ter dois pré-requisitos que sistematizem essa relação de ensino-aprendizagem: o conhecimento matemático, no qual precisa ter uma maior interação com o contexto em que vivem esses jovens, e o conhecimento financeiro onde se supõe que eles irão adquirir significações e real existência no mundo. A aplicação desses conhecimentos é a forma de avaliarmos sua utilidade, sua eficácia e eficiência no processo de prática e raciocínio. Os objetivos deste estudo são: fazer o jovem compreender os cálculos matemáticos do seu futuro holerite; saber fazer o orçamento familiar e entender o seus benefícios, evitando endividamento e mantendo a sua saúde financeira; calcular parcelas do cartão de crédito; saber qual a melhor opção em comprar a prazo ou à vista; usar a calculadora HP 12C para facilitar os cálculos percentuais; ter noção do que é consumo x consumismo (mudança de comportamento) e conhecer as principais características dos investimentos de baixo risco disponíveis no mercado financeiro. Este trabalho é uma proposta de Sequências Didáticas, as quais serão instrumentos pedagógicos para facilitar a produção de conhecimentos em sala de aula. Trata-se de uma estratégia de ensino que permita melhorar os níveis de compreensão a respeito da Matemática Financeira, buscando instigar esses educandos a trazerem as suas vivências, e das suas famílias, para sala de aula, conectando o que eles já conhecem sobre dinheiro com conhecimento formal da Matemática, provocando-os a despertarem para tomadas de decisões financeiras mais conscientes.

Presidente - 1393030 - JOÃO TIAGO ASSUNÇÃO GOMES
Interno - 2274145 - LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - ALISON MARCELO VAN DER LAAN MELO - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 30/07/2021 17:37