A Preservação da Memória para Construção da Identidade Institucional: O Caso da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Comunicação, Informação, Memória institucional, Preservação.
O objetivo do projeto “A Preservação da Memória Institucional para Construção da Identidade Institucional”, é aglutinar os conhecimentos da arquivologia e sua interação com os atos comunicacionais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ao ressaltar o cuidado que se deve ter com as informações produzidas e recebidas no desenvolvimento das atividades, para construção da identidade e perenidade da história institucional, a memória e o esquecimento são considerados, para a construção, disseminação, preservação e acesso às informações que consolidam a identidade institucional e o relacionamento com o público.
A ideia resultou da possibilidade de agregar fundamentos teóricos, às práticas profissionais, respondendo: Como a conservação das mídias propicia a disseminação e acesso da memória institucional? Como a gestão das informações se relaciona com a construção da memória institucional? Como os princípios e aspectos arquivísticos justificam a constituição do patrimônio documental? Como a preservação das informações midiatizadas pela ASCOM favorece a construção da identidade institucional? destacando o ato comunicacional na construção da identidade.