Banca de DEFESA: CELINA ADRIANA BRANDAO PEREIRA

DISCENTE: CELINA ADRIANA BRANDAO PEREIRA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Auditório - Fundação Hansen

It was 50 years ago today: análise da reverberação do cânone Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band através da crítica musical

cânone; crítica musical; gênero rock; horizonte de expectativa; Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band; The Beatles

ÁREA: Comunicação

Esta dissertação propõe-se a investigar o fenômeno da canonização de produtos considerados obras-primas no campo da música, e mais especificamente do gênero rock, através da análise das publicações celebrativas da crítica musical acerca do álbum Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, oitavo disco da banda britânica The Beatles, lançado mundialmente em junho de 1967. A partir de uma avaliação inicial do panorama crítico da primeira recepção de Sgt. Pepper no ano de seu lançamento, onde são apontadas algumas  das expectativas prévias e avaliações realizadas em 1967, este trabalho tem como objetivo principal investigar de que maneira as avaliações críticas operam ou não na reverberação do caráter icônico do disco, considerando para este fim a noção de cânone enquanto o lugar de relevância e especialidade atingido por determinado trabalho musical, que o coloca, em termos críticos, frente aos demais de seu gênero, tendo por base as noções de hegemonia e tradição seletiva vislumbradas nos estudos culturais (WILLIAMS, 1979; WILLIAMS 2011). Para observar as oito críticas comemorativas dos aniversários de Sgt. Pepperem seus 20, 30, 40 e 50 anos (1987, 1997, 2007 e 2017 respectivamente), a dissertação desenvolvida se apoia metodologicamente na ampliação noção de gênero televisivo como categoria cultural (MITTEL, 2004) para o gênero musical rock, observando o seu caráter processual, midiático e mercadológico, assim como suas caraterísticas sonoras e ideológicas em temporalidades e contextos distintos (JANOTTI JR, 2003; CHACON, 1982). Busca ainda identificar de que maneira diferentes horizontes de expectativas (JAUSS, 1994; JAUSS, 2002), enquanto conjunto de ideias que vão delimitar os modos de olhar uma obra, aparecem e são acionados pelos críticos nas publicações elegidas para o corpus empírico. O arcabouço teórico-conceitual é operacionalizado de maneira a vislumbrar o entendimento dos processos culturais dinâmicos em torno da crítica como objeto central, observando os modos de sua atividade, que consiste no processo interpretativo amplo, para além do ato racional, onde importam também gostos e opiniões no exercício de partilhar impressões e possibilitar debates (CARDOSO FILHO e AZEVEDO, 2013). A escolha das críticas destacou não apenas textos em espaços institucionalizados de veículos de grande circulação, mas também blogs de caráter independente e seus comentários, constituindo-se ali locais abertos para manifestação das análises de fãs e ouvintes, contemplando o fenômeno da popularização da internet e seu papel na conformação de uma crítica cultural difusa, que compreende a fala do cotidiano (CARDOSO FILHO, 2015). Ao final do trabalho analítico, conclui-se que a crítica musical contribui para a reverberação do cânone Sgt. Pepper, sendo destacadas diferentes categorias de canonização, que indicam os tipos de argumentos e acionamentos que operam no reforço do valor de obra-prima deste disco. Esta dissertação colabora ainda para demonstrar como o modelo de análise proposto, a partir da crítica, pode ser utilizado em estudos de outros materiais considerados antológicos não apenas para o rock, mas para outros gêneros musicais.

Externo ao Programa - 1451453 - ANGELITA MARIA BOGADO
Presidente - 1891201 - JORGE LUIZ CUNHA CARDOSO FILHO
Interno - 1987854 - NADJA VLADI CARDOSO GUMES
Notícia cadastrada em: 17/07/2019 14:25