NEGRAS COMUNICAÇÕES: a comunicação das organizações de mulheres negras na região Nordeste do Brasil e suas narrativas para produção de imaginários auto-referenciados
Comunicação, Mulheres Negras; Imaginário; Feminismo Negro; Interseccionalidade
Este trabalho objetiva compreender as ações de comunicação desenvolvidas pelas organizações de mulheres negras: Odara – Instituto da Mulher Negra (BA) e Bamidelê - Organização de Mulheres Negras da Paraíba (PB) para implosão de imaginários racistas e perceber de que forma estas organizações vem utilizando táticas comunicacionais para disputar referenciais positivos sobre as mulheres negras no imaginário coletivo. Foi utilizado como corpus da pesquisa o material produzido pelas duas organizações investigadas, em torno do marco de luta Dia da Mulher Negra, Latinoamericana, Caribenha e da Diáspora “25 de Julho”, de 2014 a 2016, tomando como base para a escolha do período os anos que: antecede, é realizada e o pós Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver. A interseccionalidade foi acionada como perspectiva teórica e metodológica para fazer análise do conteúdo e das táticas de comunicação revelando que a comunicação produzida pela Bamidelê e Instituto Odara fortalecem imaginários e narrativas auto-referenciadas, baseadas na construção de uma identidade e história positiva de ser mulher negra, capaz de fortalecer a diversidade, auto-estima, empoderamento, a partir de dimensões da ancestralidade das mesmas com a difusão de conhecimento e ideologias do feminismo negro. Através das práticas comunicativas as organizações disputam e reafirmam as marcas produzidas sob a cosmovisão das mulheres negras, como as datas simbólicas, ações de enfrentamento a conjuntura política e a criação de novos marcos políticos.