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Banca de DEFESA: PATRICK ALEXSANDER BASTOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK ALEXSANDER BASTOS SANTOS
DATA: 17/04/2020
HORA: 11:00
LOCAL: Cachoeira
TÍTULO:

A Dimensão da Performance nas Projeções Póstumas de Delebs.


PALAVRAS-CHAVES:

Performance; simulacro; espetáculo; Pepper‟s ghost.


PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Essa investigação é voltada para as performances simuladas de artistas falecidos, que
são produzidas a partir da projeção de um corpo virtual, que se assemelha, visualmente,
à imagem holográfica, mas são melhoramentos da técnica Pepper‟s ghost. Essas
projeções digitais póstumas têm sido um formato expressivo frequente na última década
e, levantam uma série de questões na área da comunicação com relação ao estatuto das
tecnologias atuais, configurando uma abertura à investigação acadêmica, no que diz
respeito à reconfiguração histórica da sensibilidade, bem como a novas possibilidades
de experiência estética. Elegemos, como objetos empíricos para dar suporte à nossa
investigação, as projeções póstumas de Tupac Shakur (2012) e Michael Jackson (2014).
Contudo, na impossibilidade de estar presente nas ocasiões, voltamo-nos aos registros
videográficos para a análise concreta, sem ignorar o caráter reconfigurador que se tem,
quando um objeto qualquer é submetido à tecnologia do vídeo e sua subseqüente
exposição online. O esforço empreendido aqui pretende identificar as instâncias em jogo
que determinam o estatuto das imagens pseudo-holográficas, sua produção de sentido e
o que acontece com as categorias da presença, percepção e corporalidade a partir da
introdução do formato. Ao longo da dissertação buscamos fazer uma reflexão teórica
pertinente e articulada, de modo a construir um mapa conceitual que possa nos auxiliar
na análise de espetáculos dessa modalidade. Na construção desse mapa, de ordem
interpretativa e metodológica, fazemos uso, sobretudo, dos conceitos de performance,
segundo Richard Schechner (2013), de aura, segundo Walter Benjamin (1987), a
cartografia de Jesús Martin-Barbero (1997; 2009a) para entrever os problemas da
comunicação na articulação de suas mediações, Jesús Gonzalez Requena (1985) e Guy
Debord (2003) para discutir a noção de espetáculo e por fim, mas de caráter
fundamental, a fenomenologia de Merleau-Ponty (2004; 2006) para melhor
compreender a sensibilidade e a experiência estética. Uma das principais vantagens das
reflexões estabelecidas, nesse leque, é poder pensar a tecnologia de forma ampla, para
além de sua materialidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1277032 - RENATA PITOMBO CIDREIRA
Interno - 1965504 - JUSSARA PEIXOTO MAIA
Externo à Instituição - MESSIAS GUIMARÃES BANDEIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 13/04/2020 14:05
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