Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO ALVES BARBOSA

DATA: 06/12/2019
LOCAL: CETENS

ITINERÂNCIA DE ESTUDANTES COM CEGUEIRA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Inclusão; Deficiência visual; Educação Básica; Trajetória escolar.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços da sociedade, vem sendo debatida historicamente e constitui-se como tema gerador de inúmeras lutas sociais. Pois, estas pessoas por muito tempo foram vistas como incapazes de conviver em sociedade, de tal modo, que esta conotação de incapacidade justificou e assegurou que por muito tempo fossem segregadas dos diferentes meios sociais bem como das instituições educacionais. Entretanto na perspectiva inclusiva, temos a deficiência como uma das variedades da condição humana e desta forma, ela não deve ser compreendida como algo que incapacita a pessoa que a possui. Portanto, pautados nesta perspectiva e certos de que a cegueira se constitui como mais uma das variedades humana e que não se constitui como sentença de fracasso para a pessoa que a possui, é que se justifica a realização deste estudo, que se propõe a investigar: Quais os sentidos atribuídos por estudantes cegos a sua itinerância na educação básica? Para responder a esse questionamento objetivamos: Identificar as questões intervenientes na itinerância de estudantes cegos na educação básica; Analisar os aspectos envolvidos em seu processo de inclusão de estudantes cegos na Educação Básica; Elaborar, a partir dos resultados da pesquisa, um documentário sobre a itinerância de estudantes cegos na educação básica com vistas a potencializar o processo de inclusão na escola regular. Considerando o contexto social ao qual pretendemos investigar, bem como, os objetivos e implicações que o norteiam, o percurso metodológico traçado para esta pesquisa é de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, e aporte metodológico da pesquisa autobiográfica. Participarão deste estudo quatro estudantes com cegueira, que frequentam classes comuns da rede regular de ensino da Educação Básica. Esperamos que os resultados encontrados sejam relevantes e significativos para os participantes da pesquisa, e que possam trazer à tona elementos que contribuam de forma efetiva para a compreensão do processo de inclusão de estudantes cegos na Educação Básica.

Presidente - 1561837 - SUSANA COUTO PIMENTEL
Interno - 1333441 - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES
Externo ao Programa - 1053058 - NANCI RODRIGUES ORRICO
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA - UNEB