Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO OLIVEIRA DE PAULA OLIVEIRA

DISCENTE: FABIANO OLIVEIRA DE PAULA OLIVEIRA
DATA: 07/12/2018
LOCAL: Auditório do prédio de solos

Desenvolvimento de Alface-Crespa (Lactuca sativa var. crispa) Submetida a Doses de Nitrogênio

Adubação Nitrogenada, Olericultura, Produtividade de Hortaliças

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A alface-crespa (Lactuca sativa var. crispa) pertence à família Asteraceae e se destaca como uma das hortaliças herbáceas mais produzidas no Brasil, e para alcançar produtividade elevada da cultura e consequente retorno econômico satisfatório é fundamental conhecer as doses adequadas de adubos para propiciar um bom desenvolvimento e, por conseguinte, o fornecimento de um produto com boa qualidade. O experimento foi conduzido na casa de vegetação de nutrição mineral de plantas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Município de Cruz das Almas-BA com coordenadas de 22° 42’ S latitude, longitude 47° 38’ W e altitude de 220 m. O clima da região é classificado como úmido a sub-úmido, com umidade relativa e temperatura média anual de 80% e 24°C, respectivamente, pluviosidade média anual de 1.143 mm e os tratamentos foram efetuados através do uso de uréia (44% N), aplicada em diferentes doses correspondentes aos seis seguintes tratamentos: T1= 0,0 kg ha-1; T2= 30 kg ha-1; T3= 60 kg ha-1; T4= 120 kg ha-1 e T5= 240 kg ha-1, cada tratamento composto por cinco repetições, caracterizando um delineamento inteiramente casualizado, submetido à aleatorização quinzenal em casa de vegetação. Foram efetuadas medições de tamanho (do colo até a ultima folha), número de folhas, massa fresca da parte aérea (MFPA), massa seca de parte aérea (MSPA), e massa seca de raiz, ambos obtidos após processo de secagem durante 72 horas em estufa de circulação forçada de ar. Os resultados obtidos foram submetidos ao teste F da ANAVA e à análise de regressão.

Interno - 1221995 - JOSE FERNANDES DE MELO FILHO
Presidente - 1255207 - LUCIANO DA SILVA SOUZA
Interno - 1552743 - OLDAIR DEL ARCO VINHAS COSTA
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 16:24