Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA RABELO NONATO

DISCENTE: ANA CAROLINA RABELO NONATO
DATA: 11/12/2018
LOCAL: Auditório do prédio de solos

PRODUTIVIDADE DE COENTRO (Coriandrum sativum L.) EM FUNÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE N E DA UTILIZAÇÃO DE MALHA ALUMINET

Adubação Nitrogenada, Olericultura, Produtividade de Hortaliças

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O coentro é uma espécie olerícola com importância econômica por representar um dos condimentos mais utilizados em algumas regiões do Brasil. O aumento na produção desta cultura em função da adubação nitrogenada é considerado por alguns autores. Este trabalho teve por objetivo determinar o rendimento do coentro em função da aplicação de diferentes concentrações de N. Este experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cruz das Almas-BA. Foram aplicadas quatro doses de nitrogênio, a saber: 20; 40; 60 e 80 kg ha-1 de N e um tratamento testemunha o qual não houve aplicação da adubação nitrogenada, sendo aplicados em cinco repetições no delineamento experimental em blocos casualizados. O espaçamento adotado foi de 5 cm entre plantas e 7 cm entre linhas. A semeadura foi realizada em sementeiras de material plástico e 10 dias após foi feito o desbaste seguindo para o transplantio para sacos plásticos, e posteriormente realizou-se a aplicação dos tratamentos. A fonte de N consistiu na aplicação de ureia. 45 dias após a semeadura foi avaliada a altura através da medição das plantas iniciando pelo nível do solo até sua extremidade e a massa verde por meio da pesagem do talo e das folhas verdes de todas as plantas da parcela. Os resultados foram submetidos à análise de variância pelo programa estatístico R development core team. Foi observado que a aplicação de N teve influência sobre as variáveis analisadas. Houve um aumento linear crescente na altura das plantas dos tratamentos sob a aplicação de N em relação as que não foram submetidas à adubação nitrogenada, sendo que a dose maior (80 kg ha-1) apresentou maior eficiência nesta variável. Esta dose também foi eficaz para o incremento de massa verde, aumentando em mais de 55¨% o rendimento em relação às plantas que não foram submetidas às doses de N. Com base nos dados obtidos, pode-se concluir que a aplicação de doses elevadas de N no cultivo do coentro é capaz de aumentar o rendimento desta cultura em mais de 50%.

Presidente - 807.435.013-49 - FRANCISCO ALISSON DA SILVA XAVIER - UFV
Interno - 1514031 - JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA
Interno - 1578117 - RAFAELA SIMAO ABRAHAO NOBREGA
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 14:28