Banca de DEFESA: ROSEMEIRE DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE: ROSEMEIRE DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 10/06/2020
LOCAL: Videoconferência (Google Meet): meet.google.com/dkb-ciko-gec

IMPLICAÇÕES DO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM FEIRA DE SANTANA

Salas de Recursos Multifuncionais. Inclusão. Gestão Escolar. Políticas públicas.

ÁREA: Ciência Política

Este trabalho objetivou investigaras implicações da atuação da gestão escolar na implantação e acompanhamento das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) na rede municipal de Feira de Santana. As SRMs são parte importante da política nacional da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e funcionam como espaços onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado na escola regular, com a função de complementar ou suplementar a formação de estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista e com Altas Habilidades/Superdotação. Para o desenvolvimento desta pesquisa optamos pela abordagem qualitativa, realizada através de uma pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, envolvendo: análise de documentos norteadores da política de Sala de Recursos Multifuncionais, produzidos em âmbito nacional ou pela Secretaria Municipal de Educação; aplicação de questionários coma equipe gestora de escolas que possuem SRMs; e entrevista semiestruturada com diretores e coordenadores das escolas. Para discussão dos dados utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo com levantamento de quatro categorias, a saber: implantação das SRMs; caracterização e funcionamento; acompanhamento; e avaliação das condições do trabalho desenvolvido nas SRMs. Os participantes da pesquisa apontam algumas dificuldades vivenciadas na implantação das SRM, principalmente com relação à disponibilidade de espaço físico, equipamentos e materiais, bem como sinalizaram a necessidade de organização de um sistema da Seduc para avaliação do estudante e de maior envolvimento das famílias no processo. Porém, todos foram unânimes em relatar a importância da SRM e para a escola e a relevância do trabalho do AEE realizado com os estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/super dotação. Com base nos resultados encontrados, foi elaborado um documento orientador da oferta de Atendimento Educacional Especializado de Feira de Santana, a ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação, propondo uma orientação de funcionamento e acompanhamento da política de SRMs nas escolas da rede. Assim, esperamos contribuir para o fortalecimento da política de inclusão nas escolas contempladas com SRMs na rede municipal de Feira de Santana/BA.

Externo à Instituição - MÁRCIA TORRES NERI SOARES - UNEB
Presidente - 1561837 - SUSANA COUTO PIMENTEL
Interno - 2126857 - TEOFILO ALVES GALVAO FILHO
Notícia cadastrada em: 04/06/2020 21:19